quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

A Interpretação dos Sonhos




FREUD, Sigmund. A Interpretação dos sonhos. Trad. Drik Sada. Porto Alegre: L&PM Editores. 2014. 198 p. Título original: Seishim bunseki nyumon,yume handan. Coleção L&PM POCKEL.

            Sigmund Schlomo Freud foi um judeu nascido em 06 de maio de 1856 na Morávia, Europa. Foi o filho mais velho do segundo casamento de seu pai. Criança precoce em inteligência e desde bem cedo recebeu apoio irrestrito da família para dedicar-se aos estudos. Quando constava 4 anos sua família mudou para Viena onde viveu por quase 80 anos. Desde bem jovem falava mais de 5 idiomas e formou-se em medicina vindo a trabalhar no início de sua carreira no Hospital Geral de Viena dedicando-se às pesquisas sobre doenças nervosas.
Após conhecer o médico Charcot introduziu a hipnose nos tratamentos de suas pacientes esperando chegar na segunda mente mais tarde batizada por Freud de ‘inconsciente’. Por sugestão hipnótica esperava dar fim à histeria. Através da experiência mal compreendida do médico Brauer com sua paciente Ana O. onde diálogos foram realizados entre médico e paciente sendo que esta conseguira se acalmar, Freud  iniciou o tratamento através das palavras, dando início à Psicanálise e as demais teorias advindas das vivências médicas bem sucedidas. Escreveu artigos que se transformaram em livros sendo alguns deles de fundamental importância para compreender a mente de Freud e a Psicanálise, alguns desses livros são ‘A Interpretação dos sonhos’, ‘Totem e Tabu’, ‘Além do princípio de prazer’, ‘O eu e o id’ e ‘O Mal-Estar na civilização. Foi casado com Martha Bernays com quem teve 6 filhos e usou das experiências com eles para entender a mente infantil; sua filha mais nova Ana Freud foi a única a seguir a carreira profissional do pai vindo a acompanha-lo na velhice como filha, enfermeira, companheira e discípula.
Com as perseguições aos judeus na 1ª Guerra Mundial, sua filha Ana chegou a ser presa por um dia, Freud decidiu abandonar Viena mudando com a família para Paris e posteriormente Londres. Teve seus livros queimados na Alemanha. A esse tempo já sofria com um câncer na boca que o obrigou a várias cirurgias. Mesmo com a doença nunca abandonou seus charutos. Em 23 de setembro de 1939 objetivando não mais sofrer com a doença fez uso de dose letal de morfina, com a ajuda de Ana, vindo a falecer. Suas cinzas foram colocadas num vaso etrusco de sua coleção de antiguidades. É considerado mundialmente o pai de Psicanálise que encarava como a Terra Prometida fato citado no livro Velho Testamento.
Através de Mangá ou histórias em quadrinhos a editora lançou mais um clássico da literatura. Em a Interpretação dos Sonhos apresenta de forma sucinta e com linguagem de fácil compreensão, a vida de Freud a partir de sua entrada como residente da Universidade de Medicina de Viena, no Hospital Geral da mesma cidade. Apresenta a inteligência do jovem Freud, seu interesse pelas doenças emocionais ainda incompreendidas no século XIX, as barreiras políticas em função de sua origem judia e suas buscas através de médicos renomados da época com propostas inovadoras como o neuropatologista Charcot e suas pesquisas terapêuticas com a hipnose.
A interpretação de Freud sobre os problemas emocionais que logo denominou traumas invisíveis era por demais abstratas para as mentes daquele século. A história não deixa de lado a vida particular de Freud apresentando seus conflitos emocionais, a relação familiar, a interpretação que faz de seus próprios sonhos e sua autoanálise.
O médico especialista em neuropatias Josef Breuer teve participação importante nas pesquisas de Freud através de sua paciente Ana O. Dr. Breuer tratava de Ana ouvindo-a, permitindo que ela lhe narrasse experiências passadas que se relacionavam com o momento de suas dores. A cada novo relato de Ana um sintoma desaparecia até que se curou; porém, Dr. Breuer não continuou empregando essa técnica. Imediatamente Freud inicia a aplicação da técnica em seus pacientes que também apresentam melhoras, então conseguiu chegar ao ponto X da questão: Os traumas invisíveis são de origem psicológica, o espírito também adoece e a causa de todos os sintomas físicos é a fraqueza psicológica inerente aos seres humanos. Freud concluiu que quando criamos emoções que não somos capazes de aceitar, reprimimo-las ferindo nosso corpo em vez de enfrentar as causas que nos ferem a alma.
Reflete Freud que, o impulso que motiva a doença psicológica é de natureza sexual uma vez que o ‘Amor’ é o sentimento que contrapõe as emoções humanas com as regras da sociedade. Na nova técnica do pesquisador judeu o próprio paciente é que descobre a origem de seu mal; ele propõe a livre associação das ideias onde o paciente narra suas lembranças, sonhos, fantasias, pensamentos e o médico Freud com sua intepretação fazia a associação das falas do paciente com as lembranças reprimidas e dolorosas do seu passado. É um trabalho que demanda tempo e sozinho é muito difícil que o paciente caminhe com sucesso. A essa técnica deu o nome de Psicanálise.
Freud continuou estudando seus pacientes e se analisando, assim construiu a teoria das fases do desenvolvimento infantil que tem por objetivo o desenvolvimento psicológico do ser humano; o complexo de Édipo, a interpretação dos sonhos associando-os à satisfação de nossos desejos mais íntimos; os atos falhos e as instâncias Id, Ego e Superego.
Suas teorias psicológicas passaram a ser comentadas na sociedade, estimulando o interesse de alguns médicos e pesquisadores formando o movimento psicanalítico onde discutiam o pensamento de Freud bem como o de alguns companheiros do grupo. Um dos membros do movimento psicanalítico era Carl Gustav Jung. Fundaram a Sociedade Psicanalítica, mas com o tempo surgiram divergências entre as ideias dos próprios membros com a psicanálise. A principal divergência era entre os conceitos de Freud e Jung sobre o Inconsciente. Para Freud era uma instância que arquivava todas as experiências do homem desde o nascimento; é instintiva e guarda as causas íntimas de nossos conflitos. Para Jung o inconsciente era mais amplo, pois acreditava que ele herdara os conceitos e  histórias de cada povo, ao que ele nomeou de Arquétipos, que são as causas de nossos tormentos psicológicos.
Outra causa da dissolução da Sociedade Psicanalítica foi a Primeira Guerra Mundial. Em função dela Freud fez várias reflexões sobre a sociedade; a essas ideias deu o nome de ‘O Mal-estar na cultura’. Desse assunto ele concluiu que a humanidade embora civilizada não perdera seus impulsos mais primitivos e que o ser humano quando ameaçado deixa que o Id se manifeste para sobreviver, porém esta manifestação será instintiva e violenta. Id, Ego e Superego se manifestam nas relações humanas determinando os caminhos trilhados por cada ser humano. A sociedade através de sua moral e ética sublima as energias do Id construindo a civilização e determinando a evolução.
Nessa fase Freud ministrou seu último curso de Introdução à Psicanálise e em função da guerra se viu obrigado a fazer sérias mudanças em sua vida.
O livro usa uma técnica agradável para ler assunto tão complexo e atingir um público jovem. Com ele é possível compreender as teorias de Freud e o percurso realizado pelo médico judeu para estabelecer suas conclusões sobre as doenças da alma.

 Obs.: Obra estudada no curso Terapia Lumni com as terapeutas Carmem Farage e Bárbara Bastos.
 

Nenhum comentário: