quinta-feira, 9 de abril de 2009

Cirurgião de 16 anos é leitor desde os 2anos


Cirurgião mais novo do mundo começou a ler aos 2 anos
João Augusto - Brasil Que Lê - 31/3/2009

O indiano Akrit Jaswal completa 16 anos no dia 23 abril. Coincidência ou não, é o Dia Mundial do Livro. Livro, aliás, que faz parte da vida desse garoto prodígio desde os 2 anos de idade, quando começou a ler e escrever apenas olhando as páginas dos livros que chegavam às suas pequenas mãos.

Nascido em uma família pobre, Akrit fez dos livros sua melhor companhia. Aos 5 anos, já estava lendo poesia e obras de Shakespeare. Depois, passou à sua maior paixão: livros sobre Medicina.

Aos 7 anos de idade, tornou- se o cirurgião mais jovem do mundo, quando a família de uma menina da sua aldeia solicitou a sua ajuda para realizar uma cirurgia. A menina havia sofrido um acidente e queimado os dedos, que acabaram colando uns nos outros; Akrit realizou a operação, extremamente bem-sucedida, que foi filmada e surpreendeu os médicos de todo o planeta.

Por seus dotes incomuns, o menino foi transformado em celebridade e ganhou páginas de jornais e lentes de TV em todo o mundo. Tornou-se o mais jovem universitário da Índia e estuda atualmente na Universidade de Harvard nos EUA, onde está no 2º ano de Bacharelado em Zoologia e Botânica.

Akrit possui livros como Gray's Anatomy, e manuais de cirurgia, anestesia, anatomia, fisiologia, cancer e outros. Ele declarou tê-los dominado com o seu hábito de ler pelo menos uma hora todos os dias.

O estudante indiano surpreendeu o mundo ao dizer no programa televisivo da apresentadora norte-americana Oprah que, com sua superinteligência, ele leu todos os tratados atuais de Oncologia e descobriu as falhas e limitações da atual pesquisa do câncer; afirmou que ele possui a solução do problema e que pode criar novos remédios e novas tecnologias de tratamento oncológico, mas que para isso precisa antes formar-se oficialmente como médico e criar um centro filantrópico de estudos, para tratar gratuitamente os milhares de doentes da Índia. Com estas afirmações, tornou- se instantaneamente uma celebridade nos EUA, conseguindo grandes doações e apoios para as suas pesquisas.

O sonho de Akrit é encontrar a cura definitiva para o câncer e para a Aids. Um sonho que passa pela generosidade desse adolescente e reafirma o fato de que, mesmo diante da genialidade, os livros são fonte inesgotável de sabedoria, prazer, conhecimento e evolução.


(Reprodução autorizada mediante citação da 'Brasil que Lê - Agência de Notícias')
Contato: agencia@brasilquele.com.br

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito interessante e animadora essa reportagem.
Parabéns pela importância que deste a ela e por teres compartilhado =)
Sucesso!
uma baraço,
Luciana