domingo, 6 de janeiro de 2008

Eurípedes Barsanulfo

EURÍPEDES BARSANULFO - Um educador de vanguarda na primeira República
Concluí recentemente a leitura deste livro, que é uma séria pesquisa de mestrado de Alessandro Bigheto sobre o trabalho educacional desenvolvido pelo professor Eurípedes Barsanulfo no início do século passado na cidade de Sacramento, Minas Gerais.
Alessandro nos apresenta a sociedade brasileira da época, no aspecto político, religioso, social e econômico de forma que venhamos a compreender o contexto histórico em que Eurípedes estava envolvido ao realizar seu trabalho educacional na referida cidade mineira.
O Colégio Allan kardec, fundado por Eurípedes, realizou proposta educacional renovadora para sua época e também para os dias atuais. Era um homem determinado, educador convicto da importância da educação na vida de todos nós, espírita, político atuante em sua cidade, um revolucionário que não titubeou diante dos vários impecilhos que a época e a sociedade mineira lhe apresentaram.
Sua proposta educacional é genuinamente brasileira, de acordo com nossa realidade cultural e necessidades sociais. É mais uma excelente obra educativa da Editora Comenius que nos brinda com informações valiosas para o aprimoramento intelectual e cultural de todos: educadores, educandos e famílias.
Alessandro Cesar Bigheto é pedagogo, um dos fundadores e coordenadores da Associação Brasileira de Pedagogia Espirita, professor de Ética e filosofia, no ensino fundamental, médio e superior. Fez mestrado na Unicamp, no grupo Histedbr. É autor juntamento com Dora Incontri de, TODOS OS JEITOS DE CRER, livro didático inter-religioso, pela editora Ática. Faz o programa Educação para todos na Rádio Boa Nova e o programa Perspectiva na TV mundo Maior.

Nenhum comentário: